terça-feira, junho 06, 2006

Popular


Junho chegou e com ele a época da sardinha assada, das farturas e dos céus iluminados com várias cores, em noites quentes de verão.
Sábado assisti ao fogo de artifício na romaria do Sr. de Matosinhos. Enquanto o barulho entoava até o estômago o sentir, as cores reluziam no céu em cascata. No meu imaginário estavam dois senhores, no porto de Leixões a lançar as mais variadas canas. Um amigo disse-me que isso era coisa do antigamente. O “António Maneta”, o “Manuel Maneta” e outros que tais, os maiores das suas terras, tinham contribuído (e bem!) a que tudo agora fosse mais moderna e, como tal, tudo automático! Pois acho muito bem!
Imaginei também como seria a construção daquelas canas. Como será coordenar as cores e como se fará com que de dentro das canas saiam diferentes cores, diferentes efeitos luminosos?! Nas rudimentares fábricas de pirotecnia também se faz arte!
As pessoas estavam encantadas! Milhares de pessoas a olhar para um efeito luminoso colorido e estridente. Disse a uma amiga: “Repara como uns minutos de fogo de artifício fazem parar tantas pessoas!” É bom que assim seja! Acho delicioso que as pessoas se encantem com a simplicidade de um fogo de artifício. As tradições, mais ou menos adulteradas, vão-se perpetuando, as pessoas descontraem, vêem o céu colorido por uns minutos.
Eu diverti-me!
Bons festejos

5 comentários:

coccinella disse...

Eu estarei no S. João... Está super combinadíssimo com a tua irmã. :)

Sofia disse...

Oh prima eu sinceramente nao aprecio o fogo. Nem sei porquê!?! Mas festejos populares sim, são muito divertidos. Este ano o meu ultimo exame é dia 23 e podes crer que vai ser um S. João e peras!!!!!!

ehehehehe

bjs

Fortunata Godinho disse...

Olá Tânia!
(Sou a outra prima da "Sandrita")
Há que tempos andava para vir aqui, e fui sempre adiando... Gostei muito mesmo do teu blog e gostei que também tu partilhes as tuas coisinhas aqui...
Vamos falar mais vezes, sim?

Bj

Anónimo disse...

Pois todos os anos é igual!!! ah e já agora no dia 24 de Junho será semelhante ... pois todos os anos é igual.
Eu nao estarei cá, vou para a Australia vere kular a nascer, no entanto já sei .. todos os anos é igual

Anónimo disse...

obviamente que nao falo assinhe.. nao digo vere mas sim ver ( sou fino)
Nao é Kualar mas sim Kualas - obvio

Os meus perdoes pelos erros e mais digo... " Ze Kalanca tu num joga nada, vai asrruma os caro que faz melho" - Viva os palanca negra... Ze Kalanca no Benfica a fazer companhia ou Rui Costa