sexta-feira, maio 26, 2006

João, Márcia, Nuno, Goreti

Há esforços que valem a pena!
Durante os últimos oito meses, as minhas sextas-feiras, à tarde, foram vividas no convívo do João, da Márcia, do Nuno e da Goreti. Quatro formandos do Projecto Ser Capaz, que resulta de uma parceria entre uma instituição que apoia indivíduos cujo percurso de vida se cruzou com a balança judicial e o Instituto de Inserção Social.
O cansaço no fim de cada semana de trabalho fez com que, por várias vezes, desejasse ir para casa, passear, descançar... Mas os quatro estavam à espera de três horas e meia de formação!
E de facto nem sempre foi fácil! A atenção era difícil de captar, os conteúdos pouco atractivos e as dificuldades de aprendizagem e concentração elevadas. O papel de formadora foi estimulado ao máximo, tendo em cada semana de replanear a minha abordagem a cada tema do programa. Fizemos várias actividades: visitas, pesquisas na internet, jogos, vimos filmes, cartazes, tivemos aulas ao livre e conversamos. Tudo valia para que não adormecessem, não se zangassem, não desistissem! E para mim também valeu pelos afectos por eles demonstrados, pelos versos que recebi (ainda que copiados das tampas de iogurte!) e pelo cravo, que espero represente a Liberdade de quem meo ofereceu!
E eis que hoje chegou ao fim todo este processo. O João, a Márcia, o Nuno, a Goreti receberam os seus diplomas. Meros papeis que representam muito mais do que as suas avaliações de "Muito Bom Aproveitamento". Papeis que representam uma oportunidade de vida em comunidade e que eles São Capazes.
Boa Sorte João, Márcia, Nuno, Goreti

5 comentários:

Ana disse...

Mas agora o que se segue para os formandos??? Nova formação ou são ajudados a encontrar um emprego???

Tânia Magalhães disse...

Alguns deles já têm emprego garantido. Cabe-lhes a eles aproveitarem mais essa oportunidade. Outros têm entrevistas marcadas com boas possiilidades de empregabilidade. Como são pessoas de risco social, creio que vão manter acopanhamento por um técnico social

AF disse...

Boa :)

Sofia disse...

E que bela homenagem lhes prestaste!!!

beijocas

Anónimo disse...

Os formandos tiveram direito a queimar as fitas??