sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Está quase: antes da partida #4

O escasso contacto que tive com a cultura chinesa deixou vontade para mais! Vi mais do que dois aeroportos. Observei as pessoas que cruzaram o meu caminho. Acredito que quando fizer uma visita à China já estarei mais preparada para o que me pareceu um comum tirar dos sapatos para descansar, a sonoridade do acto de comer e, para mim o mais impressionante, a frequente higiene nasal detalhada e observada!
Estava já na penúltima etapa de voo até ao meu destino. Esta era curta, cerca de duas horas ate Guangzhou, já chamada de Cantão.
Chegada a Guangzhou havia que passar de novo por formalidades fronteiriças. O voo seguinte já me faria chegar a Phnom Penh! Iei!!  Mas se não tive uma entrada imediata na China, a saída foi idêntica. Também não foi imediata. Não cheguei a perceber as duvidas do Sr do posto de controlo dos passaportes. Eram dúvidas em chinês! O Sr recebeu o meu passaporte e olhou. Voltou a olhar e olhou de novo. Comecei a sentir a demora dos segundos e depois de alguns minutos. Não sabia se seria melhor esboçar um sorriso para me demonstrar amigável. Tentei. Não resultou. Tentei de seguida parecer neutra e descontraída. Não resultou. Má performance da minha parente, com toda a certeza. Atrevi-me a perguntar se podia ajudar em algum esclarecimento. Sou uma atrevida envergonhada. Falei tão baixinho o Sr estava tão concentrado nas suas dúvidas que não me ligou nenhuma. Estive nisto uns minutos e lá tive ordem para sair da China. Hei-de voltar!
Em Guangzhou a passagem foi curta mas digna de boa nota. A dimensão da distância ficou mais curta quando vieram ao meu encontro uns sorridentes olhos azuis numa pequena moldura de cabelos loiros livres. Mais uma companheira de viagem, que ficou logo amiga por ser cunhada de uma das mais admiradas colegas e amigas de profissão. E é assim que, de outro lado do meu mundo, o mundo continua a ser meu!
Com esta nova amiga estavam mais 3. Passamos então a ser seis nesta etapa final. Outros seis encontraria no destino.
Estávamos todos animados. Quase todos! O meu companheiro  manifestou em surdina alguma apreensão ao perceber que poderia estar numa viagem no feminino. Sorte a tua, comentei!
E lá começamos a partilhar as etapas já percorridas até aquele momento, as horas a que tínhamos saído das nossas casas, que episódios tínhamos tido até ao momento e, claro, as expectativas do que nos esperava!

Sem comentários: