segunda-feira, agosto 07, 2006

Jobim - a história de um nome



António Carlos Jobim dispensa apresentações. Nasceu a 25 de Janeiro de 1927, na bela Rio de Janeiro.

O que muitos não sabem, e eu própria decobri na passada sexta-feira, é que este Sr. - à semelhança de muitos brasileiros - tem origens portuguesas.

Foi numa entrevista à RTPN, que filho e neto de Tom Jobim disseram que resolveram ir em busca das origens do nome Jobim. Ao que parece, um tetra-avô emigrou para terras de Vera Cruz e para lá levou os genes do génio musical. Mas este Sr. não era Jobim, antes Oliveira, que ao chegar ao Brasil decidiu adoptar para nome a terra de onde vinha: Jovim! Ora, mas com a devida pronúncia do norte, o nome declinou de Jovim para Jobim e assim se prepetuou.

Delicioso! A história de um nome com pronúncia do Norte! O filho de Tom Jobim, está "ansioso para conhecer essa cidade junto ao rio Douro". Que surpresa ele terá!

4 comentários:

Caucau disse...

Também visionei a dita entrevista e fiquei igualmente surpreendida com a estória do nome Jobim!

AF disse...

Não sei se ele chegou a conhecer a dita terra mas morreu em 1994, em NY.

Ana disse...

Jovim, localidade de Gondomar que por sinal até tem uma vista interessante sobre o Rio Douro... Tirando isso, tendo mesmo a pensar que o neto vai ficar desapontado...

Anónimo disse...

Keep up the good work buy generic tenuate rx on line Moving companies from pa to pr buy tenuate Funky maternity clothes uk concerta positive urine drug screen test Vioxx attorney troy2517 1920 x 1080 lcd tv Parrot ice frozen beverage machine http://www.diazepamdefinition.info Seo web site Valium facts http://www.bras-1.info/tenuate-wieght-loss.html Hand held scanner barcode blood pressure monitor