segunda-feira, abril 16, 2007

Bolo de... à minha moda!

Ora, estava prometido a mim própria! Tinha-o até revelado há dois posts atrás! Este fim-de-semana dediquei-me à confecção de bolos!
Definitivamente é mais forte do que eu: seguir uma receita à risca é algo que me corta os horizontes, limita a imaginação. Com os salgados, mesmo inventando, a coisa fica comestível e apetitosa. Com os doces vai ter que ficar também! Será uma questão de treino.
Mas para que não fiquem com água na boca, deixo-vos a receita (ou será melhor dizer, as receitas?! A original e a minha!)

Bolo de Maçã...
Ingredientes: 200g de farinha (mantive!); 250g de açucar (toda a gente sabe que as cozinheiras cortam ao açucar; além disso, todos os pacotes de açucar que tinha em casa só prefaziam cerca de 200g; portanto reduzi este ingrediente!); 4 ovos (mantive!); 150g de manteiga (impossivel! a minha "religião" não me permite engordorar tanto um bolo! Neste caso, coloquei 50g de manteiga e o resto foi com leite... magro, claro está!); 4 maçãs (não tinha! Mas tinha cacau! E nibs de cacau! Resolvido!)
Preparação: misturar gemas e açucar; acrescentar o leite previamente misturado com a manteiga derretida; juntar a farinha já misturada com o fermento e o cacau; bater as claras em castelo e misturar na preparação; acrescentar os nibs de chocolate; telefonar previamente à mãe para saber como regular o forno (175 ºC, na ventoinha)
A Prova: estava bom! Pouco doce, é certo (!) e se tivesse menos tempo de forno não se tinha perdido nada, mas tinha que estender a roupa!...
... ou Bolo de Cacau

2 comentários:

Sofia disse...

hummmmm, fiquei desejosa de uma fatia desse bolo!

;)))

Caucau disse...

Por isso se chama bolo e não doce! E eu sou fã!